
Placas foram fixadas sobre árvores de grande porte
Aproveitando o período de cheia do Rio Negro, a equipe do Parque Nacional de Anavilhanas – unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Amazonas – instalou 20 novas placas de sinalização fabricadas pela empresa Ecoview Sinalização e Comunicação Visual Sustentável. As placas, com dimensões de 3 metros por 1,5 metros, foram fixadas sobre árvores de grande porte com cabos de aço emborrachados e flexíveis, garantindo a sua durabilidade com o tempo.
Elas foram construídas com chapas de plástico reciclado cobertas com dupla camada de alumínio, também reciclado e emolduradas com madeira plástica maciça (Wood Plastic Composite – WPC), visualmente parecida com madeira convencional.
Imagens e textos foram impressos diretamente na chapa por sistema de impressão UV, tendo sido utilizadas tintas a base de pigmentos orgânicos, isentas de solventes.
Anavilhanas é um parque pioneiro na utilização dessas placas “ecológicas” com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). Além de mais bonitas, se for comprovada a maior durabilidade em campo, é provável que esse modelo venha substituir as placas de ferro galvanizado comumente utilizadas.
* Matéria publicada no site do ICMBio em 17/07/2015